Pesquisas provam que a Bíblia é o Livro Mais Lido

Pesquisa Retratos da Leitura do Brasil destaca o Livro Sagrado como o preferido dos brasileiros.
A Bíblia Sagrada é o livro mais lido, em qualquer nível de escolaridade. A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil destacou o Livro Sagrado em primeiro lugar nas listas entre os “livros mais marcantes” e os “últimos livros mais lidos” pelos brasileiros. Nas duas pesquisas anteriores, realizadas em 2007 e 2011, a obra mais citada também foi a Bíblia. “Só posso ficar feliz e agradecido a Deus por resultados tão estupendos, que representam a Causa da Bíblia no Brasil”, avalia o diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, Rudi Zimmer.

Desenvolvida pelo Ibope, sob encomenda do Instituto Pró-Livro (IPL), entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), a pesquisa foi realizada com 5.012 pessoas, com idade a partir de cinco anos, de todas as regiões do País, representando 93% da população.


De acordo com o presidente do Instituto Pró- Livro, Marcos da Veiga Pereira, a permanência e até o aumento na menção à Bíblia, em diferentes segmentos da pesquisa, deve-se, possivelmente, ao número crescente de evangélicos no País a aos novos filtros e perguntas que foram incorporados à pesquisa.

A pesquisa também aponta um aumento no número de leitores no País. Em 2011, registrou 50% da população, e em 2015 chegou a 56%. “Uma tendência apresentada, e que também chamou a atenção, foi o aumento da importância dos livros lidos por iniciativa própria em relação aos indicados pela escola, mesmo entre os estudantes”, explicou Pereira.

O resultado mostrou que o leitor brasileiro lê 4,96 livros por ano, sendo 0,94 indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria.

No “gênero” de livro que mais costuma ser lido, a Bíblia foi citada por 50% das pessoas que não estão estudando e por 31% das que estão estudando. Nesta pesquisa, foi registrado, ainda, que entre as principais motivações para a leitura de um livro estão religião (11%), distração (15%), conhecimento geral (19%) e gosto (25%). O local preferido para comprar livros, para 9% dos entrevistados, são as igrejas e outros espaços religiosos, 15% fazem uso das livrarias online, e 19% das bancas de jornal e revista, sendo que 44% fazem suas compras em livraria física.
Para o diretor executivo da SBB, o fato de a Bíblia ter aparecido com esse destaque é reflexo do trabalho ativo e dedicado das igrejas. “Foram às igrejas que Deus confiou a missão de levar a sua Palavra ao povo e também a incentivá-lo a buscar a Palavra de Deus nas Escrituras Sagradas”, pontua ele, enfatizando também o trabalho sério da SBB, cuja missão é “Semear a
Palavra que Transforma Vidas”. “Para cumprir essa missão, a SBB fundamentalmente apoia e serve as igrejas, disponibilizando- lhes as Escrituras Sagradas nos mais diversos formatos e em um grande número de projetos e programas”, conclui Zimmer.

Fonte: Revista A Bíblia no Brasil, Ed. Agosto - Outubro – SBB / Reverberação: Subsídios EBD – Acesse: www.sub-ebd.blogspot.com
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !