Em que sentido Jesus Cristo é o “Filho de Deus”? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Em que sentido Jesus Cristo é o “Filho de Deus”?

De acordo com as sagradas escrituras, Jesus é o Filho de Deus. Daí surge a grande pergunta: como pode Jesus ser Deus é (Jo .1-3; 20.28;  ser Filho de Deus (Mt 3.1-17; Mc 1.1)?
1. Significado
O significado do termo "filho" nas Escrituras é amplo, e uma das acepções diz respeito à mesma natureza do pai (Jo 14.8,9). Quando Jesus se declarou Filho de Deus, Ele estava reafirmado sua divindade, e os judeus entenderam perfeitamente a mensagem (Jo 5.17,18). O Mestre disse: "Eu e o Pai somos um" (Jo 10.30).

E, mais adiante, no mesmo debate com os judeus, Jesus esclareceu o que significa ser Filho de Deus: "àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?" (Jo 10.36). Alegar que Jesus não é Deus, mas o Filho de Deus, como fazem alguns, é uma contradição.

2. Significado de "unigênito" (Jo 1.14b).
A etimologia do termo "unigênito", monogenés, em grego, indica a deidade do Filho. Essa palavra só aparece nove vezes no Novo Testamento, sendo três em Lucas (7.12; 8.42; 9.38), uma em Hebreus (11.17) e as outras cinco em referência a Jesus nos escritos joaninos (Jo 1.14,18; 3.16,18; 1Jo 4.9). O vocábulo vem de monos, "único", e de genes, que nos parece derivar de genós, "raça, tipo", e não necessariamente do verbo gennao, "gerar". Então, unigênito, quando empregado em relação a Jesus, transmite a ideia de consubstancialidade. É exatamente o que declara o Credo Niceno: "E [cremos] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, o Unigênito do Pai, que é da substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de uma só substância com o Pai".


3. Filho, Filho de Deus, Filho unigênito.
O título "Filho de Deus” ou apenas "Filho" também é um título messiânico extraído do Antigo Testamento (2 Sm 7.11-16). Todavia, ele recebe uma posição mais elevada quando usado por Jesus ou em relação a ele.

Ele significa, no fundo, que Jesus possui as qualidades da natureza divina. Isso ficou bem evidente quando a voz celestial disse bem alto a Jesus, por ocasião do seu batismo, que ele era amado e aprazível (Mt 3.16-17), afirmação reiterada na transfiguração de Jesus (Mc 9.7).
A compreensão que o próprio Jesus tinha da sua relação singular com Deus como seu Filho pode ser vista em Mateus 11.25-27 e Lucas 10.21-22.
Jesus expressou a mesma ideia quando confundiu os fariseus (Mt 22.41-46). No evangelho de João (3.16), Jesus é chamado "Filho unigênito” de Deus, termo que significa “único da sua espécie" ou "singular”.
PROVAS DE QUE JESUS É DEUS
Jesus é, portanto, verdadeiro Deus. E não um “deus” criado como querem a bíblia das Testemunhas de Jeová. Vejamos algumas provas de que Jesus é Deus.
Jesus é Deus: os exemplos em que grego Theos ("Deus") é aplicado a Jesus. Vejamos oito exemplos bíblicos.

João 1.1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

João 1.18:
Ninguém jamais viu a Deus; o único Deus , que está no seio do Pai, é que O deu conhecido.

João 20.28: Respondeu-lhe Tomé: "Meu Senhor e meu Deus! "

Rom 9.5:
Para eles pertencem os patriarcas, e a partir de sua raça, segundo a carne, é o Cristo, que é Deus sobre todos, bendito para sempre. Amém.

Tito 2.13:
... Esperando por nossa ditosa esperança e a manifestação da glória
do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo ...

Heb. 1.8:
Mas do Filho diz: "O teu trono, ó Deus , é para todo o sempre, o cetro de equidade é o cetro do seu reino. "

2 Pe 1.1:
Para aqueles que tenham obtido uma fé em pé de igualdade com os nossos pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo ...

2Timóteo 3.16:
E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória (ACF).

Conclusão
Quando Jesus se declarou Filho de Deus, Ele estava reafirmado sua divindade. Quando a bíblia se refere a Jesus como unigênito do Pai - Deus (Jo 1.14; 3.16), transmite a ideia de consubstancialidade. Isto quer dizer que Jesus é da substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, de uma só substância com o Pai.


Por: Ev. Jair Alves
Fontes Consultadas:
- Lições Bíblicas CPAD, Classe de Adultos -3° trimestre de 2017
- Jesus, Ele não está  mais na Cruz, Jair Alves

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad