As crianças e os Dons do Espírito Santo - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

As crianças e os Dons do Espírito Santo

Os escritos de Paulo sobre os dons do Espírito contêm listas, definições e diretrizes para dar-nos um retrato prático de como o Espírito opera em e através de pessoas em Cristo, individual ou coletivamente. Paulo ensina claramente que os dons do Espírito não são demonstrações naturais ou mesmo habilidades inatas dadas por Deus. Eles são manifestações da mente e do poder de Deus em e através do crente para o benefício do Corpo. Dons do Espírito Santo são sobrenaturais na origem, mas encarnados em operação. Assim, o indivíduo sendo usado na manifestação de um dom divino específico acrescenta sua personalidade, visão de mundo e experiência prévias ao dom em sua expressão, palavra ou ação. Eu vi essa verdade tanto em crianças quanto em adultos.


Sou um ministro para as crianças. Tendo já servido em igrejas Assembleias de Deus há mais de 30 anos, tenho ensinado e testemunhado em operação os dons do Espírito na vida das crianças. Tenho instruído sobre o fruto do Espírito e os dons de Efésios 4, Romanos 12 e 1Coríntios 12, e também sobre o batismo no Espírito Santo. Tenho ensinado as crianças na igreja e em eventos para crianças. Também instituí os Fundamentos para o Curso Fé, da AD nos EUA, ensinando formalmente às crianças mais velhas, em sala de aula, sobre os dons.

Em muitas igrejas, pastores e professores nem sempre mencionam regularmente os dons do Espírito. Só depois que alguém manifesta um dom em ensinamento a respeito. O pastor dá uma resposta imediata ao assunto, com instruções sobre o uso dos dons. Muitas vezes, a igreja tem relegado esse assunto na formação contínua de uma classe ou pequenos grupos. E isso acontece frequentemente no caso das ministrações de adultos a crianças.
SAIBA MAIS
Em numerosas ocasiões, tenho testemunhado dons de curar, palavras  de sabedoria ou conhecimento, e línguas e interpretação de línguas em adultos e em cultos para crianças, tanto na igreja como em   acampamentos. Certa vez, orei por uma menina da igreja de nossos  filhos que  tinha  rompido o baço em uma tarde de sábado. Sua irmã gémea estava na igreja de nossas crianças e as crianças se reuniram em volta dela e puseram as mãos sobre ela. No momento em que orava, Deus  milagrosamente curou sua irmã gémea no hospital da cidade.
Um menino correu para mim uma vez em direção ao altar e gritou: "Fala para mim". Falei alguma coisa e ele começou a rir. Soube em seguida que ele tinha sido surdo do ouvido direito desde o nascimento. Agora, aos 10 anos de idade, lá estava ele orando por um amigo, quando Deus batizou esse amigo no Espírito Santo, ele começou a falar em línguas e este menino podia ouvi-lo. Deus havia curado seu ouvido naquela mesma hora, enquanto orava pelo colega.

Três meninas correram até mim no acampamento em Ilianois nois. Eles compartilharam empolgadas que uma delas tinha torcido o tornozelo. As meninas encaminharam-na para a enfermeira do acampamento e começaram a orar por sua amiga. Todos viram como o inchaço e os hematomas desapareceram imediatamente. Diante do milagre, todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas.


Tivemos uma menina em uma igreja que foi usado inúmeras vezes em palavra profética e interpretação de línguas. Eu sempre incentivo as crianças a serem abertas para os dons do Espírito. Quando estou ministrando a elas, incentivo-as a compartilhar o que sentem que Deus está dizendo ao amigo por quem estão orando. Tenho ouvido e testemunhado palavras de sabedoria, conhecimento ou mesmo palavras proféticas que foram dadas pelas crianças a indivíduos ou grupos de crianças no altar.

A igreja precisa regularmente ensinar sobre o Espírito Santo e os dons do Espírito, e isso deve incluir a formação doutrinal, para adultos, e encorajamento para viver o que aprenderam.
E importante incluir os pais e outros membros  da  família quando ensinar às crianças sobre o batismo no Espírito Santo e os dons do Espírito. Uma igreja em Minnesota realizaram um evento em um sábado com as crianças, dividido em seções. Cada seção, guiada por um pastor, dava um ensinamento sobre  o  Espírito Santo.   

Estes  foram os temas:
1) A Pessoa do Espírito Santo; Os Dons do Espírito; A Obra do Espírito Santo na Salvação e O Batismo no Espírito Santo. Líderes dividiram os participantes de todas as idades em quatro grupos,  que giraram através das quatro seções.  

Quando todos tinham ouvido todos os ensinamentos, eles realizaram uma oração e louvaram a Deus no santuário. Muitos meninos e meninas, adolescentes e adultos, foram batizados no Espírito Santo e usados em dons do Espírito naquele dia. Quando alguém abusa no uso de um dom, o pastor precisa explicar o que aconteceu a partir do púlpito. Estive em cultos onde um pastor parou o mal uso de um dom, proclamando-o  fora   de   ordem. Quando isso é feito em amor, ninguém fica ofendido. Após o incidente, o pastor conversou com a pessoa e orou por ela. Concordo com esse modelo e já tive a oportunidade de levar uma criança ou um líder de crianças à parte na igreja ou em acampamentos para corrigir seu curso sobre o uso dos dons.
Quando o líder se encarrega de uma forma positiva, proporciona segurança e confiança à congregação. As pessoas se sentem livres para serem usadas pelo Espírito "em amor, sem medo de estarem sendo controladas.

Um líder de crianças na igreja deve estar de acordo com o seu pastor em relação às crianças e ao trabalho do Espírito. Perguntas como "As crianças podem receber o batismo no Espírito Santo?" ou "Pode uma criança ser usado nos dons?" precisam ser discutidas. O líder deve adotar a abordagem do pastor sobre os dons do Espírito. O trabalho com as crianças deve refletir também a visão do pastor.
Podemos usar os dons do Espírito em qualquer lugar e a qualquer hora. Acredito que muitas palavras de sabedoria ou conhecimento são entregues sem que a pessoa mesmo esteja ciente de que tenha sido usada nesse sentido. Deus só usa aqueles que são guiados pelo Espírito. Dons de servir, hospitalidade e outros da lista de Romanos 12 estão sendo manifestados ao nosso redor. Deus nem sempre tem que aparecer de uma forma sensacional para estar trabalhando sensacionalmente nas nossas vidas.

Creio que os dons do Espírito são sensíveis aos que procuram. E o pecador é atraído ou tem seu desejo despertado ao Salvador diante de uma intervenção sobrenatural em sua vida. Quando alguém experimenta o poder de Deus, que se manifesta através de dons espirituais, é difícil negar a realidade de Cristo.

Fonte: Autor: Dick Gruber. JMP – Janeiro de 2012 / Reverberação: Subsídios EBD 

LOJA ONLINE: 📚 E-books e Apostilas

👍Bem-vindo (a) à nossa página de vendas de E-books e Apostilas Evangélicos, apresentando uma seleção exclusiva tanto de materiais produzidos por nós, "SUBSÍDIOS DOMINICAL", quanto de nossos parceiros!

🔍Aqui, você encontrará uma biblioteca diversificada e enriquecedora para nutrir sua fé e aprofundar seus conhecimentos bíblicos.

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui


Informações Aqui

***

Informações Aqui
***


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad