Lição 3 - Abraão, a Esperança do Pai da Fé

Subsídios para lhe ajudar na lição deste próximo domingo. Classe de Adultos. Lições Bíblicas da CPAD
Deus, em sua graça, escolhe Abraão! Ele ignora Cam e Jafé e escolhe Sem. Deus, dos cinco filhos de Sem (Gn 10.22), escolhe Arfaxade (Gn 11.10). E dos três filhos de Terá (Gn 11.26), ele escolhe Abraão. Esse é o início da nação hebraica. Abrão nasceu por volta de 2166 a.C. Nada sabemos a respeito de sua vida pregressa ou de como ele foi levado até Deus.
VEJA O SUBSÍDIO EM VÍDEO
A importância da vida de Abraão é imensurável. Ele é mencionado 308 vezes na Bíblia: 234 no Antigo Testamento e 74 no Novo. Essas menções espalham-se por 27 livros: 16 no Antigo Testamento e 11 no Novo. O concerto de Deus com Abraão foi a razão pela qual o reino israelita do sul foi poupado durante todo o tempo em que assim permaneceu (veja 2 Rs 13.23).


I. ABRAÃO, UM ESCOLHIDO DE DEUS
Devemos enfatizar que Deus não chamou Abraão por seus méritos pessoais. Ele não tinha nenhum. Ele era cidadão de uma cidade idólatra, Ur dos caldeus. Abraão, se Deus não tivesse se revelado a ele, morreria incrédulo.
Do ponto de vista do ser humano, Deus escolher Abraão e Sara — que não tinham filhos — foi uma tolice. Mas, em última instância, isso trouxe grande glória para Deus e grande bênção para o mundo.
Abraão acreditou na chamada de Deus e Deus foi fiel ao suprir as necessidades e realizar as promessas feitas a Abraão.
Hebreus 11:8-19 é um resumo da fé de Abraão. Alguém disse que Abraão, quando ele não sabia para onde iria (Hb 11.8), quando não sabia como iria (11.11) e quando não sabia a razão dessa jornada, acreditou em Deus (11.17-19).

1. DEUS CHAMA E FAZ PROMESSAS A ABRAÃO
Deus prometeu dar a Abraão:
1) uma terra;
2) um grande nome;
3) uma grande nação; e
4) uma bênção que se espalharia por todo o mundo. Foi necessária muita fé por parte de Abraão para responder a essas promessas, pois ele não tinha filhos, e ele e a esposa eram idosos (Gn 11.30).

Deus faria tudo isso apenas se Abraão acreditasse. Com certeza, Deus cumpriu suas promessas, pois Israel tem sua terra; os judeus abençoaram todas as nações ao nos dar a Bíblia e Cristo; e os judeus, os mulçumanos, os cristãos e, até mesmo, os incrédulos reverenciam o nome de Abraão.

2. A TENDA E O ALTAR DO ESCOLHIDO

Ele, onde quer que fosse, construía sua tenda e seu altar. (Gê 13.3 4,18.) A tenda fala do peregrino, a pessoa que confia em Deus, um dia de cada vez, e está sempre pronta para se mover.

O altar fala do adorador que traz um sacrifício e o oferece a Deus. De forma interessante, a localização de Abraão, Betel ("a casa de Deus"), fica no ocidente, Ai ("um monte de ruínas") fica no oriente, e ele viajava em direção à "casa de Deus".

3. O ESCOLHIDO TEVE SEUS DESLIZES

A fé, contudo, tem seus deslizes. Por causa de uma fome que atingiu a região, Abrão deixou o lugar que Deus lhe indicara e fugiu para o Egito, símbolo do mundo. Essa mudança trouxe problemas a Abrão.

O patriarca começou a alimentar um medo obsessivo de que Faraó o matasse e capturasse Sarai sua formosa esposa, e a levasse para seu harém. Com isso em mente, Abrão convenceu Sarai a mentir e dizer que era sua irmã. É verdade que Sarai era meia-irmã de Abrão (20.12), mas ainda assim era uma mentira com propósito de enganar.

O artifício deu certo para Abrão (que foi recompensado generosamente), mas não funcionou para Sarai (que, no fim, teve de se juntar ao harém de Faraó), nem para Faraó (ele e toda a sua casa sofreram grandes pragas). Este descobriu o engano e agiu de modo mais justo que Abrão. Após reprovar a atitude do patriarca, mandou-o de volta para Canaã.

a) Consequências do deslize

Esse incidente chama atenção para o fato de que não devemos travar batalhas espirituais empunhando armas carnais, que os fins não justificam os meios e que é impossível pecar sem sofrer consequências. Deus não abandonou Abrão.
Contudo, permitiu que sofresse as consequências de seu pecado. Ele foi humilhado publicamente e expulso em desonra.

b) Abraão volta a ter comunhão com Deus (Gn 13.1-4)

Juntamente com o retomo de Abrão do Egito [...] até Betel, percebe-se a volta à comunhão com Deus. “Retomar para Betel” é o desejo latente de todos aqueles que se apartaram de Deus.
II. SÍNTESE DA VIDA DE ABRAÃO
O livro do Gênesis cobre um período de 2.350 anos. Os primeiros 11 capítulos — que descrevem a criação do universo, a queda, o dilúvio e a torre de Babel — constituem um tempo de 2.000 anos.
Os últimos 39 capítulos tratam de Abrão e de sua descendência. Cobrem 350 anos. Em outras palavras, Deus deu-nos mais detalhes sobre Abraão do que sobre a origem do universo!

1. O SIGNIFICADO DE SEU NOME
Seu nome original Abrão (Gn 11.26), "pai da exaltação", foi mudado para Abraão, "pai de uma multidão".

2. O PAI E A CIDADE ORIGEM DE ABRAÃO
A narrativa bíblica esclarece que antes de migrar para a Palestina, Abrão teve duas residências. Passou seus primeiros anos de vida em Ur e então um longo período em Harã. Cada uma dessas comunidades foi o seu lar. Ele teve de deixar amigos, vizinhos, e parentes quando saiu de Ur e outros tais quando partiu de Harã.

a) O pai de Abraão
No final da lista genealógica que começa com Sem, filho de Noé (Gn 11.10-26), aparece o nome de Terá (Josué 24.2 declara que a família de Terá adorava ídolos.), pai de Abraão, Naor e Harã.
Filho de Naor (um descendente de Sete) e pai de Abrão. Seu primeiro lar foi em Ur dos Caldeus, mas passou seus últimos anos de vida em Harã, onde morreu.

b) Ur dos Caldeus
Nos dias de Abrão era uma florescente cidade comercial, com padrões culturais incomumente desenvolvidos. Os edifícios da área do templo eram os mais elaborados.
Seus habitantes adoravam Sin, a deusa lua. Arqueólogos têm escavado fabulosos tesouros desta antiga cidade. O cemitério real tem revelado tesouros artísticos datados de 2900 a.C. O Instituto Oriental de Chicago tem uma placa de Ur que está datada de 3000 a.C. Foi nesse antigo mundo que Abraão nasceu e atingiu a idade adulta. Tinha uma rica herança.

c) Harã
Essa cidade ficava a aproximadamente 1.100km ao norte de Ur e a quase 100 km do rio Eufrates. E era cruzada pela principal estrada de caravanas, interligando as cidades do leste com Damasco e com o Egito. Essa posição era considerada estratégica. Harã também adorava o deus e a deusa lunares, como fazia Ur.

Atualmente, está localizada na Turquia, cerca de 20 quilômetros da fronteira com a Síria...

Estradas para Nínive, Babilônia e Damasco partiam daí. Ficava a apenas 60 milhas da fortaleza de Carquemis, a capital do império hitita. Harã era um dos principais centros de adoração de Sin, a deusa lua. Terá e sua família mudou-se para Harã, e o registro diz que morreu ali.
APROFUNDE SEUS CONHECIMENTOS
Leia a continuação deste estudo para lhe auxiliar na lição de sua revista da Escola Dominical. Peça AQUI um exemplar completo.
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !