Mulheres notáveis

A Bíblia Sagrada registra a influência e o trabalho de mulheres notáveis como Joquebede, Débora, Rute, Ester, Maria (mãe de Jesus), Lóide e Eunice, que contribuíram para a expansão da obra de Deus no Antigo e no Novo Testamentos.

Porém, foi só com o advento do cristianismo há 2 mil anos que as mulheres passaram a ganhar um destaque especial no envolvimento na obra do Senhor.


Durante a Idade Média, antes da Reforma Protestante, várias mulheres se destacaram no meio cristão, uma história que muitos historiadores medievalistas têm resgatado nos últimos anos. E após a Reforma Protestante, iniciada por Marinho Lutero na Alemanha em 1516, muitos outros casos surgiram, como o de Catarina VonBora (1499-1550,esposa de Lutero), Catarina Schutz Zell (1497-1562), Claudine Levet (1532-1600), Margarida de Na-varra (1492-1549) e tantas outras. Após o avivamento pen-tecostal, também não foi diferente. 



A partir das reuniões na Rua Azusa, em Los Angeles, Califórnia (EUA), no início do século 20, as mulheres voltaram a aparecer com mais frequência no cenário evangélico mundial espalhando a mensagem do Evangelho pelo mundo e prestando auxílio aos mais necessitados.

Mas, ainda antes de Azusa, no século 19, vemos nomes valorosos.

Maria Beulah Woodworth-Etter (1844-1924) chamou a atenção de seus contemporâneos porque Deus a usava para curar enfermos e manifestar outros dons espirituais nos cultos conduzidos por ela a partir de 1885.
A sua atuação resultou em conversões, fundação de igrejas, expansão de ensinos sobre a santidade e o pentecostalismo. Ela contribuiu amplamente para os movimentos de avivamento nos Estados Unidos.

Uma mulher valorosa na evangelização foi a norte-americana Lillian Trasher (1887-1961), também conhecida como "Mãe do Nilo", que aos 23 anos foi impulsionada pelo Espírito Santo para servir como missionária na África.
"Depois de estar no Egito por pouco mais de três meses, fui solicitada a visitar uma mulher à beira da morte. Ela tinha um bebé de aproximadamente três meses que estava sendo alimentado com mamadeira de lata.

O leite tinha talhado, estava esverdeado e viscoso, mesmo assim o bebé tentava toma-lo. Pouco depois a mãe morreu e o bebê foi entregue a mim", registrou a jovem missionária. Aquela criança deu início ao Orfanato Lillian Trasher, que hoje é mantido pelas Assembleias de Deus do Egito, mas também recebe donativos de outras entidades como a Igreja Presbiteriana e outros órgãos de igrejas egípcias.

A canadense Aimee Semple McPherson (1890-1944) também foi uma referência em sua época, no início do Movimento Pentecostal Moderno, antes de terminar a sua vida envolta em polémicas e escândalos.

Ela serviu como missionária na China em 1910 e conduziu trabalhos de assistência social que contemplaram cerca de 1,5 milhão de pessoas durante a depressão económica que assolou os Estados Unidos.
Também se envolveu em diversos debates públicos de grande repercussão, se destacou na composição de 180 canções e era muito usada por Deus na área de milagres. Foi fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, número 1.546

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Se você usar este estudo em site ou blog, deverá usar também este nosso roda pé.

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !