A Estrutura e a Liderança Eclesiástica

A Igreja cristã divide-se em três "ramos" principais: a católica, a protestante e a ortodoxa.
Os protestantes possuem várias denominações - associações de igrejas cujas doutrinas e crenças são semelhantes - que, por sua vez, também se dividem em grupos menores. Há três estruturas básicas de liderança eclesiástica como veremos a seguir.

EPISCOPAL
Termo derivado da palavra grega para "supervisor". Nesse sistema, os bispos têm autoridade sobre distritos eclesiásticos, sínodos (Assembleia regular de párocos e outros padres, convocada pelo bispo local) ou conferências. É uma estrutura hierárquica "vertical" e é a mais antiga forma de liderança.
É adotada pela Igreja Católica Romana, pela Ortodoxa Oriental e também por algumas protestantes, sendo que todas afirmam levar adiante a sucessão apostólica.
A Igreja Metodista Unida e a Igreja Evangélica Luterana também são lideradas por bispos, mas os "cargos" são diferentes. Além disso, não declaram serem sucessores dos apóstolos.

PRESBITERIANA.
Termo derivado do vocábulo grego para "ancião". Essa é uma forma de liderança representativa em que se delega autoridade a presbíteros. Eles são escolhidos dentre os ministros e anciãos das igrejas de um determinado distrito ou região, como acontece na Igreja Presbiteriana e na reformada.

Independente ou livre.
Nesse tipo de estrutura, cada Igreja ou congregação se "autolidera". Entre as denominações que adotam esse sistema estão: a batista, a pentecostal, a evangélica livre e a menonita, entre outras.
Essa é a estrutura de liderança mais democrática. Nela delega-se autoridade a pessoas da própria congregação, e não apenas a bispos, sínodos e presbitérios.

TÍTULOS CLERICAIS

Há diferentes títulos para aqueles que assumem um ministério em tempo integral. O sacerdote é um membro do clero da Igreja Católica Romana, Ortodoxa ou Episcopal que tem autoridade para ministrar os sacramentos.
•    Ministro (palavra que vem do latim e significa "servo"), no contexto religioso, é alguém consagrado e separado para servir a outros. Esse é um título usado para membros do clero em geral.

•    Reverendo vem do latim reverendus e significa "alguém digno de respeito", expressão de "cortesia" para membros do clero.

•    Pastor vem do latim passere e é usado porque o líder atua como um pastor que cuida de suas ovelhas.

•    Reitor vem do latim réctor, que significa "diretor"; pessoa responsável por uma Igreja ou paróquia episcopal.

•    Vigário é a pessoa que assume "vicariamente" a função do reitor.

•    Cura é aquele que presta assistência ao reitor ou ao vigário, zelando pelos membros da paróquia.

• Capelão é o indivíduo que ministra em capelas de hospitais, escolas, prisões, em bases militares e em outros lugares que não a Igreja.

•  Diácono, da palavra grega que significa "ajudante", é a pessoa que, na hierarquia das igrejas católicas, ortodoxas ou episcopais, encontra-se abaixo do sacerdote. Já em outras denominações diz respeito a membros comuns da Igreja que auxiliam os ministros.

Fonte: Eclesiologia / divulgação: sub-ebd.blogspot.com.br
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !