A teologia da adoção - Subsídios Dominical

DICAS:

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A teologia da adoção

I. DEFININDO A TEOLOGIA DA ADOÇÃO
1. Definida — a palavra [adoção] significa literalmente “a posição de um filho”. A adoção, de forma lógica, segue-se à regeneração. A regeneração concede aos cristãos a sua natureza como filhos de Deus,enquanto a adoção concede-lhes a sua posição como filhos de Deus (Rm 8.15-23; 2 Co 6.18; G14.4-6; Ef 1.5).
Contrastada — de que maneira a adoção espiritual difere da adoção civil:
(a) Nós jamais adotamos nossos próprios filhos, mas Deus não adota alguém exceto os próprios filhos.

(b) A adoção civil pode oferecer consolo a casais que não têm filhos, mas Deus [já] tinha um Filho amado (Mt 3.17; 17.5) antes de adotar-nos!
(c) Em geral, uma criança adotada civilmente possui diversas características agradáveis, mas o mesmo não se aplica aos filhos de Deus antes de sua adoção (Rm 3.10-18).

(d) A adoção civil jamais poderia dar a uma criança a mesma natureza do pai [adotivo], mas aqueles que são adotados por Deus recebem a mente de Cristo (1 Co 2.16).

(e) Em alguns casos, a adoção civil pode ser anulada, mas os filhos adotados por Deus estão absolutamente seguros.

Comparada — de que maneira a adoção espiritual compara-se à adoção civil:
(a) O Pai precisa iniciar a ação que leva à adoção (Is 1.18; Jo 3.16).
(b) Ambas as adoções dão uma herança àqueles que antes não tinham alguma (Rm 8.17; 1 Pe 1.1-9).
(c) Ambas as adoções fornecem um novo nome (Ap 2.17; Jo 1.42).
  LEIA TAMBÉM:

II. A TRINDADE NA ADOÇÃO
(a) Existe uma intimidade com o Pai (Rm 8.15). Esse é um nome muito pessoal para um Ele. Só Jesus havia usado esse nome até agora (veja Mc 14.36; veja também Mt 26.42).
(b) Existe uma iluminação pelo Espírito. Ele guia-nos (Rm 8.14) e dá-nos segurança (Rm 8.16).
(c) Existe uma herança com o Fiího (Rm 8.17; veja também Hb2.11).


Autor: Willmington

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