O império Greco-Macedônico

Passaremos a analisar a Geografia, História, Cultura a Religião do império Greco-Macedônico.
Geografia
A Grécia é uma península que está situada na parte leste do mar Mediterrâneo. O mar Egeu a separa da Ásia Menor e o mar Adriático a separa da península italiana. A Macedônia está ao norte da Grécia.

O Império Greco-Macedônico chegou a abranger a maior parte do mundo conhecido na Antiguidade, pois se estendia desde a Índia, no Oriente, até o extremo ocidental do Mediterrâneo.

História
LEIA TAMBÉM:
A presença na Grécia de “tribos gregas” está assinalada desde o terceiro milênio a.C. No entanto, os povos gregos, que chegaram a desenvolver a organização política conhecida como polis (cidade-estado), não conseguiram unificar-se e se mantiveram em lutas contínuas. Filipe II da Macedônia inicia, desde o norte, guerras de conquista. Ao morrer, em 335 a.C., sucede-o seu filho Alexandre, que será conhecido como Alexandre Magno. Extraordinário militar, conquista a Pérsia (331 a.C.) e o Egito, e chega até a Índia (326 a.C.). Morre em 323 a.C., aos 33 anos.
Logo notou-se a falta de um sucessor digno de Alexandre. Com sua morte, seu vasto império se divide nos chamados “reinos helenísticos”. Os mais importantes para a história bíblica foram o reino dos Lágidas ou Ptolomeus (Egito) e o dos Selêucidas (Síria).

Entre 215 e 205 a.C., Filipe V da Macedônia associou-se a Cartago a fim de lutar contra os romanos.
Em 197 a.C. Filipe é derrotado pelos romanos.
Entre 192 e 189 a.C. o exército romano derrota o Império Selêucida e penetra na Ásia Menor. Mais tarde, a Macedônia cai em poder de Roma.
Em 146 a.C. os romanos destroem Corinto, e a maior parte da Grécia é anexada a Roma. Poucos anos depois caem Pérgamo (133 a.C.) e Síria (64 a.C.).
Em 47 a.C. Otávio Augusto faz de Cleópatra sua co-regente no Egito, e em 30 a.C. houve a junção total do Egito a Roma.

Grécia e Palestina
Com a morte de Alexandre Magno, os Ptolomeus dominaram o Egito e a Palestina. Respeitaram os costumes e a religião dos israelitas. Assim, o templo foi o lugar onde se desenvolvia a fé e onde eram guardados os bens destinados a ajudar o órfão e a viúva.
Porém a dinastia e as políticas dos Ptolomeus enfraqueceram, e a tolerância foi aos poucos desaparecendo.

Desde 197 a.C. os Selêucidas da Síria tentaram conquistar a Palestina. Antíoco IV Epífanes (175-164 a.C.) conseguiu. Tratou de impor à força os costumes sírios e os israelitas resistiram. Houve perseguição e lutas. Entre os israelitas que se opuseram estão o sacerdote Matatias, Judas Macabeus, Jônatas e Simeão, dos quais se fala nos livros apócrifos dos Macabeus.
Em 168 a.C. Roma derrotou a Macedônia e acabou com sua monarquia. Quatro anos mais tarde, depois de muitas lutas, torna-se o reino macabeu da Judéia. Antíoco V firmou, em 162 a.C., o acordo de liberdade religiosa para os judeus, porém seu sucessor, Demétrio Soter (“o salvador”), ajudado por alguns judeus, negou novamente os direitos, razão pela qual as lutas reiniciaram.
Em 142 a.C. os israelitas conseguiram livrar-se do Império Selêucida e estabeleceram a dinastia dos asmoneus, que durou pouco menos de um século, pois no ano 63 a.C. Jerusalém caiu nas mãos de Pompeu e tornou-se uma nova colônia de Roma.

Cultura
Os gregos haviam alcançado um grande desenvolvimento cultural e conheceram épocas de esplendor em que se cultivaram a literatura, a filosofia, a história, a escultura, a arquitetura e outros ramos do saber. Quando Alexandre Magno estende seu império, segue a política de helenizar os povos conquistados, respeitando, por outro lado, suas práticas e crenças religiosas. Estabelece-se um idioma comum (o koinê) e promove-se a cultura. Alexandria (fundada em 331 a.C.) se torna um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo.

Religião
O período helenístico, iniciado com as conquistas de Alexandre, se caracteriza pelo desenvolvimento do interesse religioso que é expresso de várias formas: respeito às religiões de todos os povos; influência das correntes religiosas do Oriente; auge das religiões de mistério. Em época posterior surge o gnosticismo. Neste período nasce o cristianismo.

Bíblia de Estudo Almeida –SBB
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !