Lição 9 - A Vinda de Jesus em Glória

Lição 9 - A Vinda de Jesus em Glória
Obs. Este artigo é um subsídio para a lição 9 da revista de adultos, 1°trim. De 2016
A vinda de Jesus em Glória trata-se da segunda fase de sua volta. Nesta fase Jesus colocará fim na Grande tribulação e livrará Israel da destruição da Batalha conhecida como “armagedom.
Nesta fase notaremos fatos que não ocorreram na primeira fase da volta de Jesus. E isso veremos a parti do segundo ponto deste estudo.
I. SEGUNDA FASE DA VINDA DE CRISTO
1. O fim da Grande tribulação.
A segunda vinda de Cristo em Glória se dará no final da Grande Tribulação para destruir o Anticristo com o "sopro de sua boca", e implantar o seu reino Milenar na terra, (leia Ap. 19.11-16; 1.7; 20.1-6 e Zc. 14.1-4, etc).
O término da Grande Tribulação terá como marco a volta visível de Jesus Cristo em glória. Nesta segunda fase de sua vinda, Jesus aparecerá de forma corpórea (Dn 7.13; Mt 24.30; Lc 24.39), para livrar o povo judeu da destruição na Batalha do Armagedom.


E-BOOKS DE GRAÇA:
2. O armagedom.
Biblicamente, “Armagedom” (Ap 16.16) significa “a grande colheita” (Ap 14.14,16; Jl 3.13), que se dará no vale de Josafá ou Esdrelom localizado entre o mar da Galileia e o monte Carmelo, e, também é conhecido como “o vale da decisão” (Jl 3.2,9-14).
Três demônios que procederão da besta, do falso profeta e do dragão incitarão os reis da terra a pelejarem contra o Todo-Poderoso (Ap 16.13-14).
As nações se ajuntarão no vale do Armagedom e caminharão contra Jerusalém para destruí-la (Zc 12.8-9; 14.2-14; Ap 19.19-21). Mas, exatamente nesse momento, Jesus virá com seus anjos e a Igreja (Ap 19.14; Zc 14.5; Jd v.14 ), e os seus pés pisarão o monte das Oliveiras, fendendo-o ao meio (Zc 14.3-5; Ap 16.18,19), e livrará a Israel, vencendo os reis da terra, o Anticristo, o falso profeta e o dragão.

Clique e acesse
A Batalha do Armagedom se tornará bastante renhida à ponto das vestes de Jesus ficarem "salpicadas de sangue" (leia Ap. 19.13 e Zc. 14.3). E então o Senhor Jesus Cristo destruirá o Anti-Cristo e o Falso Profeta pelo sopro de sua boca, e os aniquilará pelo esplendor de sua vinda (leia 2Ts. 2.8; Ap. 19.15), lançando a Besta e o Falso Profeta vivos no lago de fogo que arde com enxofre (Ap. 19.20).

E todos os aliados da Besta e do Falso Profeta com seus exércitos foram mortos, e seus corpos estendidos sobre a terra servindo de alimentos para as aves de rapina (confira com Ap. 19.17,18 e 21).

II. DETALHES DA SEGUNDA FASE DA VOLTA DE JESUS
Na segunda fase Jesus fará coisas que não fez na primeira fase (lembre-se que a primeira fase trata-se do arrebatamento da igreja).

Observe atentamente os detalhes que envolvem a segunda fase da segunda volta de Jesus, a fim de não misturar as duas distintas fases desta volta de Cristo.

A SEGUNDA FASE DA SEGUNDA VINDA DE JESUS É INDENTIFICADA NO ORIGINAL GREGO POR DOIS TERMOS:
1) Parousia. Literalmente quer dizer ―presença, ―chegada retorno, ―visita. Refere-se à vinda corporal e visível de Cristo.
1Ts 2.19; 2 Ts 2.1; Tg 5.7,8; 2 Pe 3.4.
A palavra parousia é usada para se referir à segunda vinda de Cristo como um todo, e de eventos individuais, por exemplo, o arrebatamento (1Ts 4.15). Somente o contexto pode determinar qual é o tema em referência.
Sendo assim parousia em 1Ts 4.15, se refere ao arrebatamento.

2) Epiphanéia. Significa ―uma manifestação, ―vir à luz, ―resplandecer ou brilhar.
É a volta pessoal de Cristo à Terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa (2 Ts 2.8; 1 Tm 6.14; 2 Tm 4.6-8).
Epiphanéia é um termo que especifica a volta de Cristo à Terra de modo mais direto, porque diz respeito à Sua manifestação pessoal ao mundo.

Os acontecimentos da segunda fase (Sua vinda em Glória).
1) Nesta fase Jesus vem e toca na terra (Zacarias 14.4).
E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul (Zc 14.4)”.
2) Nesta fase Jesus não vem de maneira invisível, ele será visto por todos em cumprimento a profecia. Todo olho o verá! (Ap 1.7).

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém (Ap 1.7)”.
3) Nesta fase existem sinais que indica a ocasião desta vinda.
Quais são esses sinais? São sinais cósmicos (Mt 24.29,30)“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória (Mt 24.29,30)”.

4) Nesta fase o Senhor vem com os seus santos (1 Ts 3.13).
“Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo com todos os seus santos (1Ts 3.13)”.
5) Nesta fase Ele envia os Seus anjos para reunir os eleitos de Israel (Mt 24.30,31).

6) Nesta fase Jesus volta num cavalo branco (Ap 19.11).
“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça (Ap 19.11)”.
A segunda fase é a chamada revelação de Jesus em glória: "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com Ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele", Mt 25.31,32.
1. Detalhes desta segunda fase.
1) Esta segunda fase ocorrerá sete anos depois da primeira fase (arrebatamento);
2) Será nesta ocasião que Jesus mandará um anjo prender a Besta (o anticristo) e o falso profeta, e ambos serão lançados vivos no lago de fogo e enxofre (Ap 19.20). Ele virá para destruir o Anticristo (2Ts 2.8).

3) Será nesta ocasião que um outro ser celestial prenderá Satanás, e o lançará no abismo por mil anos (Ap 20.1,2).

4) Nesta fase Jesus julgará as nações tendo como base aquilo que foi feito a favor ou conta os seus irmãos [os judeus] (Mt 25.31 – 46).
Não podemos confundir este julgamento com o outro que acontecerá depois do Milênio (Ap 20.11 – 15), o qual é conhecido como o julgamento do Grande Trono Branco.
Atenção!

A continuação deste Subsídio você encontra em nossa Revista E-book: Subsídios EBD. Clique aqui e peça a sua.
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !