Músicas sacras dão espaços ao profano

A Bíblia é clara quanto ao objetivo do culto quando diz: "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação", 1Co 14.26.
As igrejas evangélicas adotaram os cânticos congregacionais, a partir da Reforma Protestante (1517), em substituição aos cantos gregorianos da igreja romana, com volumosa contribuição para a valorização da música.
No caso dos hinos, eles foram inicialmente compostos para provocar o enlevo espiritual. Mas, aos poucos, vão sendo substituídos por novos ritmos, melodias e letra característicos da música secular (profana).

Este registro poderá levar os pentecostais e neo-pentecostais ao pós-pentecostalismo, quando ocorre o abandono da ação dos dons espirituais na igreja, em função da própria depreciação.

Valores tentadores como fama, shows — nos moldes dos conjuntos de rock, sertanejos e outros — cantores tidos como cristãos evangélicos abusam do plágio rítmico do secularismo, sem se importar, com aquilo que deve ser, conforme modelo bíblico.
Para cumprir prazos e projetos de lançamento no mercado, estabelecidos por contratos comerciais de gravadoras, não se constrangem em lançar verdadeiros entulhos. Pagar o preço, com oração e súplicas ao Senhor, ou passar a compor letras a partir de experiências vividas com Deus, está fora de moda, não obstante o relato do hino 126, da Harpa Cristã: "Os mais belos hinos e poesias foram inscritos em tribulação".

Os hinos atualmente sofrem grande influência do modelo positivista e triunfalista, que apareceram entre os cristãos-evangélicos a partir dos anos oitentas. São hinos que fazem sucesso, mas suas letras e música não premiam o modelo bíblico, que embora proponha vitória e triunfo, tem sua visão primeiramente voltada à edificação.
O triunfo humano era uma meta clara e principal objetivo dos imperadores romanos. A cada batalha e consequente vitória, um arco (do triunfo) era erguido em forma de deificação daquele guerreiro e líder.
Essa inversão de valores, que segue a teoria do ter e não a do ser tenta alterar o foco do objetivo do Reino de Deus, com essência espiritual, como disse o Senhor Jesus: "O meu reino não é deste mundo".

OS HINÁRIOS
Para livrar o povo dos impulsos humanos e distanciá-lo da genuína adoração, a igreja passou a adotar hinários — um compêndio de louvores inspirados e aprovados. É uma forma de coibir abusos e de não permitir que a igreja se corrompa diante de apresentações meramente artísticas e de louvor humano.

Proteção

Os hinários - como a Harpa Cristã - passaram a figurar como referência de louvor e ainda como regra ou padrão (protetor) de conduta musical.
Figuraram ainda como meio de distanciar o fiel de formas mundanas de músicas, como as contemplativas - próprias de sistemas religiosos orientais - e as chamadas bate-estacas, dos rocks.

Portanto o cântico deve ser composto de música e letra com poesia, inspiração e melodia, pois a Bíblia diz para oferecermos "louvor com inteligência". Nele deve estar inserida a harmonia musical, com melodia, ritmo e mensagem (letra) - a musicalidade. Harmonia é a "Disposição bem ordenada entre as partes de um todo; ordem, simetria; paz; suavidade e sonoridade do estilo".

Experiências marcantes e poesia inspirada

Tomamos alguns hinos, verdadeiramente inspirados, para dar exemplo do empenho que cada autor deve possuir, além da essência - a inspiração divina.

Sou feliz
O hino Sou feliz foi escrito pelo advogado norte-americano Horatio Gates Spafford, após o naufrágio do navio Ville de Havre, em 1873, no Oceano Atlântico. Nele morreram as quatro filhas de Gates. Só a esposa sobreviveu. Não obstante a separação, ele escreveu o hino "Sou feliz com Jesus meu Senhor...".

Tu és fiel Senhor
O autor do hino que leva este nome foi um pastor batista norte-americano. Ele foi traído pela esposa e ficou com os dois filhos. Quis entregar a igreja, mas foi persuadido a permanecer pela Convenção que o autorizou a continuar pastoreando. Novamente tentou entregar a igreja e mais uma vez a Convenção interferiu para que ficasse. Ele dizia que não podia ficar à frente da igreja naquela situação, pois achava-se embaraçado, embora não tivesse pecado, conta-nos pastor António Gilberto. Ele permaneceu e acabou compondo o hino (535 na Harpa Cristã): "Tu és fiel Senhor".

Bondoso Amigo

José Scriven, que nasceu na Manda, depois de estar preparado para casar-se, tomou conhecimento que sua noiva, em outra cidade, havia morrido afogada. Converteu-se ao Senhor e casou com outra mulher. Mas, não demorou muito para que essa morresse também.

Scriven percebeu que deveria continuar sua vida sem outro casamento e que o Senhor o que queria assim. Já morando no Canadá, mas doente, queria ver sua mamãe na Irlanda, também muito doente. Como não podia viajar, em função de sua doença, Scriven escreveu uma carta a sua mãe. Antes de sua morte, um amigo percebeu seu escrito, achou belo e inspirado e pediu autorização para publicar em um jornal. O alemão Charles Converse, ao ver aquela composição publicada, leu, gostou e compôs um hino - o 200 da HC, conforme narra a missionária Ruth Dorris Lemos.

O homem não pensa

Atualmente o homem deixou de pensar, vive alienado a avanços científicos e se dobra a tudo que lhe vêm à mostra. A televisão "suga" de forma extraordinária quase todo o tempo que resta ao homem para pensar e produzir. A mente humana diante de uma tevê entra em coma.

Hinos de hoje
Os chamados hinos de hoje são carregados de troças ("Diabo fazendo careta, e o crente com esse fogo faz churrasco de capeta") e de modismos à moda dos ditos levitas (que para mim são gente que vive flutuando, pois levita só existe no contexto judaico), de voz de choro ou sensual, com apelos rasteiros e até indecorosos.

Conclusão
"Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todos os dias" (SI 71.8) e "Para publicar com voz de louvor e contar todas as tuas maravilhas" ( SI 26.7), deve sempre ser o norte para o cântico em nossos templos.

Por: PR. Antônio Mesquita
Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, dezembro de 2007
Divulgação: Subsídios EBD
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !