Como determinar o objetivo da lição?

1. Estudando minuciosamente o texto da lição
Por exemplo, se a lição encontra-se em João 15, o professor provavelmente decidirá: "Tenho que gravar nos corações e mentes de meus alunos a necessidade imperativa de estar em contato perfeito com Cristo através da oração e da leitura da Palavra."

Se a lição encontra-se em Mateus 6:5-15, talvez o professor dirá a si mesmo: "Minha tarefa principal durante estes 45 minutos será inspirar em meus alunos um desejo intenso de pegar suas Bíblias e procurar um lugar onde podem estar a sós com Deus."

Mas suponhamos que a lição não seja prática, mas de caráter descritivo, e se destina a servir de introdução à série de lições para o trimestre. Por exemplo: uma lição que descreve a infância e educação do apóstolo Paulo. O professor talvez diga a si mesmo: "Esta é a primeira lição da série acerca da vida de Paulo. Tenho de dar aos alunos uma ideia clara e vivida da vida, lar e educação de um rapaz judeu naqueles dias, e então mostrar-lhes que Deus preparava Paulo para seu trabalho futuro."

Assim vemos que o propósito principal do texto da lição é o de prover a maneira de imprimir uma verdade preeminente aos corações e mentes dos alunos. "A lição é um veículo para levar a mensagem — escreve Marion Lawrence. — A lição é um vasilhame; a mensagem é o azeite. A lição é o trem; a mensagem é a carga.
O aluno deixará para trás a lição mas levará consigo a mensagem. Somente a mensagem é que pode transformar vidas. Quantas vezes ouvimos homens e mulheres na igreja dizerem que não se lembram de nenhum fato ensinado por seus professores na Escola Dominical; mas sem dúvida se recordam do efeito de seu ensino em suas vidas."

2. As necessidades dos alunos determinarão o objetivo da lição
É trabalho do professor conhecer os alunos de sua classe: suas fraquezas e tentações; o que os entusiasma; seus interesses; e as condições de seu lar e escola pública. Colocando este conhecimento prático e a matéria da lição lado a lado, o professor será capaz de traçar o objetivo da lição para o próximo domingo.

Philip Howard, em seu livro acerca das ferramentas do professor, faz umas sugestões valiosas neste particular: "Há várias maneiras pelas quais você pode estudar os alunos de sua classe para averiguar seus interesses, suas características, e o caminho direto para a alma e mente de cada um. Interesse-se pelo lar de onde vêm, como são seus pais, que tipo de quadros ou retratos há nas paredes, as revistas sobre as mesas, os livros que a família lê, a ordem ou desordem da casa.

Fale com cada aluno de sua classe, individualmente, acerca dos livros e jogos de que ele mais gosta, seu trabalho, planos quanto à escola, seu lar, suas atividades e os planos para sua vida. Inteire-se de quem são os amigos íntimos do aluno. Retenha em sua memória ou anote alguma inclinação moral que se manifeste em conversas na classe ou fora dela.

Talvez ouça alguém de sua classe dizer que a mentira às vezes é "um mal necessário". Pode ser que não seja possível dialogar neste momento, mas você já tem um reflexo de seu caráter e sabe de que deve tratar. Estude os rostos. Note sinais triviais de mau humor, de suspeita, de pensamentos frívolos e baixos e anote com igual cuidado os bons modos, o bom humor e o olhar franco e aberto."


Myer Pearlman - Ensinando com Êxito na Escola Dominical – Divulgação: Subsídios EBD
Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !