A EPÍSTOLA AOS ROMANOS: A justiça de Deus revelada em Cristo Jesus

1. Conhecendo a Epístola aos Romanos
Durante os três meses em que o apóstolo esteve em Corinto, hospedado na casa de Gaio, em sua terceira viagem missionária, aproximadamente no final do ano de 56 e início do ano 57 d. C., a epístola foi escrita. A comunidade cristã em Roma provavelmente foi fruto da facilidade de locomoção proporcionada pelo comércio mundial e a diáspora judaica, como os romanos que estiveram no pentecostes (At 2).
A epístola não tinha um único propósito. Pelo menos quatro podem ser identificados:
a) missionário: evidente sentimento paulino de que o trabalho missionário na Ásia e na Grécia já estava completo (Rm 15.19-20) e tencionava levar o evangelho até a Europa;

b) doutrinário: exposição de forma didática e compreensiva as verdades centrais do evangelho, provável deficiência devido a ausência de um líder apostólico;

c) apologético: argumentação sobre a justificação pela fé não parecem ser simplesmente informativos, mas uma oposição aos judaizantes que estavam atuando na cidade (Rm 14-15);

d) didático: principalmente na seção de prática geral, sobre a moral e a conduta cristã (Rm 12-15), que tem por alvo ensinar, e informar e iluminar, e não meramente resolver determinados problemas.

O grande reformador Martinho Lutero considerava a Epístola ao Romanos o principal livro do Novo Testamento e o mais puro Evangelho.

2. A necessidade universal de justificação e a resposta de Deus em Jesus (Rm 1-11).

história da humanidade demonstra que o ser humano sempre buscou a Deus, mas falhou porque buscou da forma errada.

O apóstolo argumenta que todo ser humano, criado à imagem  semelhança de Deus, tem consciência da existência divina, pois a própria natureza é a prova dessa existência.
Mesmo reconhecendo a existência, se faz necessário um relacionamento mais estreito com este Deus, um conhecimento experiencial com Deus. Os judeu-cristãos de Roma, judeus que haviam se convertido ao cristianismo, mas que ainda estavam marcados pelo poder da Lei, não se sentiam à vontade com a mensagem da justificação por meio da fé. Portanto, como os gentios, estavam debaixo da ira de Deus.

Dessa forma, nem os gentios, com seu conhecimento natural e racional, nem os judeus, com a Lei e a circuncisão, foram justificados diante de Deus. Como o conceito de mundo judaico se divide entre Judeus e gentios, o apóstolo apresenta a realidade de que "todos" são indesculpáveis e precisam de um meio alternativo para salvação. Para isso, ele primeiro reforçará o conceito de que tanto judeus como gentios eram indesculpáveis, e em seguida demonstrará o estado pecaminoso do ser humano no sentido universal, esclarecendo que a Lei era insuficiente para justificação e salvação de qualquer ser humano, apontando ela para Cristo.

O apóstolo, após apontar a necessidade universal de justificação, começa a expor a doutrina da justificação pela fé (DJF), que foi o grande fundamento teológico utilizado por Lutero na Reforma Protestante. Ele utiliza Abraão como exemplo didático e demonstra, que nem mesmo ele foi justificado pelas suas obras e que a fé em Cristo e em sua obra é o único meio de justificação e de livramento da ira futura de Deus.

Essa nova situação traz alguns benefícios, dentre eles a paz com Deus, o acesso à graça, a esperança da glória de Deus; o regozijo nas tribulações; a salvação passada, presente e futura. Todavia, não exclui responsabilidades para o cristão como:-; morrer para o pecado, honrar a nova posição diante de Deus e andar em novidade de vida.

Ensinador Cristão, n° 65 – CPAD / Divulgação: †Subsídios EBD

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Todos os artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !