Uma lição proveitosa, estimulante, uma verdade evangélica - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Uma lição proveitosa, estimulante, uma verdade evangélica

Depois que o professor tiver uma compreensão clara do assunto da lição, deverá determinar o objetivo particular da aula. Isto quer dizer que ele deve perguntar a si mesmo: "Que resultado espiritual devo conseguir com esta lição na vida dos alunos?"



Se compararmos o processo de escolha do tema da lição com uma viagem, diremos que preparar a bagagem representa dominar a matéria da lição; escolher a rota e modo de transporte corresponde a escolher o método de ensino; e determinar o destino e as atividades depois de chegar, representa o objetivo, ou propósito da lição. Uma aula de Escola Dominical é uma viagem com um propósito definido, e tem que ser planejada cuidadosamente. O professor que não traça uma trajetória definida, em geral não chega a lugar nenhum.
Você fala muito a respeito da lição sem alcançar um objetivo?!

É comum o professor falar muito a respeito da lição sem alcançar um objetivo. Estamos todos familiarizados com o ensino exemplificado pela ilustração de Clarence H. Benson:
O professor: João da Silva, leia o primeiro versículo.
João da Silva lê: E depois de todos morreu também a mulher. Na ressurreição pois, de qual dos sete será aquela mulher?
O professor: Há alguém de vocês que possa dizer o que significa isso?
José de Souza: Ser bom.
O professor: Isso mesmo. José, leia o próximo versículo.
Benson pergunta: Quanto tempo duraria uma escola secular se fosse dotada de professores deste tipo?

O método usado nesse exemplo não produz um ensino verdadeiro; apenas vai esbarrando em tantos ensinamentos quantos versículos há no texto da lição. O resultado é que o aluno sai com a vaga lembrança de uma ou duas dezenas de fatos sem relação alguma entre si, em vez de levar incrustrada na mente — como um diamante num anel — uma lição proveitosa, estimulante, uma verdade evangélica.

Alguém perguntará: "A lição é tudo que devemos dar ao aluno durante os 45 minutos de duração da aula?" O fato é que tudo que alguém pode compartilhar, de modo eficaz, é uma lição.
Certo especialista crê que um professor pode dissertar somente acerca de um ponto, em uma aula de uma hora. Por exemplo, que aconteceria se um indivíduo tentasse ver toda a cidade de São Paulo em um dia? Veria tanta coisa que não veria a cidade, ao contrário do que parece. Seria melhor que ele se concentrasse em um assunto, e fizesse planos de passar o dia visitando, digamos, as igrejas ou universidades mais famosas.

É impraticável tentar ensinar muitas verdades em uma única lição!
Um perito em Escola Dominical disse: "É melhor ensinar uma verdade de 12 maneiras diferentes, ou vê-la de 12 pontos de vista, do que tentar ensinar 3 ou 4 verdades em uma lição."
Clique e acesse
É impraticável tentar ensinar muitas verdades em uma única lição. O carpinteiro ao fazer uma junção fixa-a com uns poucos pregos. Fará que os pregos atravessem as peças e lhes vergará as pontas. Ele sabe muito bem que muitos pregos racham a madeira e põem a perder ajunção.

É claro que isto não quer dizer que se deva consumir os 45 minutos falando de um tema, sem variações, ou eliminando detalhes interessantes e incidentais. Quero dizer que o tema principal da lição será como o Sol, ao redor do qual se movem todos os pensamentos subalternos, como os planetas.


Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Todos os artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad