Depois de vinte anos e uma Vitoria em Santa Catarina - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Depois de vinte anos e uma Vitoria em Santa Catarina

Artigos publicados no MP em 1° de janeiro e 15 de novembro de 1931 por missionário Gunnar Vingren, pioneiro e um dos fundadores da AD no Brasil. Este artigo é reproduzido com a grafia original.

Levantemos o estandarte com o nosso "Ebcnezer" - "até aqui nos ajudou o Senhor."
Já são passados 20 annos, que pela primeira vez, aqui no Brasil entrou esta verdade - o baptismo do Espirito Santo. Verdade gloriosa essa, que até então não estava conhecida neste paiz, onde hoje, multidões estão crendo e glorificando o nome do Senhor, em línguas estranhas, segundo Act. 10:45. Gloria a Jesus, que a "promessa vos pertence, á vós, a vossos filhos, e a todos quantos Deus nosso Senhor chamar Act. 2:39.
Muito agradecemos ao nosso Salvador Jesus, por esta verdade gloriosa, cumprindo-se em nós a promessa do Espirito Santo. Gloria a Jesus!
A nossa admiração e o nosso amor por Jesus, é hoje maior do que nunca, porque o Espirito Santo nos tem revelado Jesus, cada vez mais glorioso.
O Senhor tem feito um obra gloriosa durante esses annos. Principiando, em Belém, Estado do Pará, no fim do anuo de 1910, achámos logo, um pequeno grupo, que aceitou a verdade — o batismo com o Espirito Santo.

A alegria foi grande, quando Jesus baptizou a primeira irmã no Espirito Santo, no anno de 1911. De Belém, o fogo de Deus se espalhou para as ilhas adjacentes, onde Jesus começou a baptizar muitos no Espirito Santo.

Bem nos lembramos de um destes, cultos, numa choupana de quatro palhas, construída á beira do rio. Principiámos o culto às 7 horas da noite, e acabamos às 9 horas; já íamos embora, quando o dono da casa disse: Ainda é cedo. Fomos então orar, e Jesus baptizou três crentes no Espírito Santo.

Tivemos grande alegria no Senhor

Nunca me esquecerei daquellas reuniões com os seringueiros, nas ilhas do Pará. Elles tinham por costume, vir todos os sabbados nas suas montarias, para se congregarem   na casa de um irmão. Domingo à tarde, retiravam-se do culto e iam cantando nas suas embarcações.

Os crentes testificavam com grande alegria, acerca da salvação de Jesus: e assim crescia mais e mais a obra do Senhor.

Uma família que se convertera, foi até a cidade de S. Luiz, além da estrada de ferro, levar a palavra de Deus. Pelo seu testemunho, muitos creram nas verdades de Deus.

Dalli, o trabalho estendeu-se para outros logares, além da estrada de ferro.

Um moço achou durante uma viagem que fazia um Novo Testamento. Trouxe-o então á sua família, resultando disso a conversão de todos. Mais tarde, surgiu naquelle logar uma Assembléa de Deus.

Um homem veio de um logar distante 5 horas, por mar. A seu pedido fomos a sua cidade, e lá também surgiu a Assembléa.

O inimigo quis acabar com a obra de Deus, mas, não o conseguiu. Quando a casa em que nos reuníamos em Belém, não mais comportava os crentes, o Senhor dirigiu um irmão para para construir o nosso templo. Gloria a Jesus!

Certo dia, uma irmã, pela direcção do Senhor, dirigiu-se ao interior do Estado do Ceará: por seu testemunho, muitos creram no baptismo do Espirito Santo, e assim, surgiram também alli, Assembléas.
Por esse mesmo tempo, dois irmãos encaminharam-se aos Estados Nordestinos, testificando da palavra de Deus, em muitos logares. Logo depois, surgiram muitas igrejas naqueles Estados.
Jesus Christo quis também estender a sua obra mais para o Sul deste paiz.

Certa occasião, um senhor chegou ao Pará, em busca de seu filho. Depois de ouvir a mensagem acerca do baptismo do Espirito Santo, levou as novas para o Estado de Alagoas.

Pouco depois, Jesus o baptizou no Espirito Santo. Mais tarde, chegaram ali trabalhadores, e hoje, existe também naquelle Estado, "Assembléas de Deus".

O Senhor dirigiu uma irmã do Pará para escrever aos seus parentes no Sul da Bahia. Mais tarde, ella foi visital-os, e agora, já existe no interior daquelle Estado, "Asserabléas de Deus" (Ultimamente esta fé já chegou também na capital).

Para a Capital da Republica, o Senhor mandou depois seus servos, e hoje temos um glorioso trabalho aqui.

No anno de 1918, Deus enviou um seu servo para Recife, e actualmente existe ali uma grande Assembléa.

Isso tudo, são apenas pequenas recordações de como se principiou a se propagar a obra do Senhor neste paiz.

Muitos têm trabalhado em prol de sua extensão, e por isso, ella tem sido levada a outros Estado, como: Amazonas, Maranhão, São Paulo, Minas Geraes, Paraná, Sergipe e Rio Grande do Sul.

Por tudo, daremos honra e gloria ao nosso Salvador Amado.
"Recebereis poder ao descer sobre vós o Espirito Santo, e ser-me-hei testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéa, Samaria e até ás extremidades da terra".— Actos 1-8.

Uma vitória em Santa Catarina
A Palavra de Deus nos diz que "o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem, e os livra" - PS. 34:7. Em verdade, podemos aplicar este versículo, ao acaso, que tem succedido com o nosso irmão André Bernardino da Silva, em Itajahy, no Estado de Santa Catharina.

Ainda que os inimigos procuram fazer mal ao nosso irmão, comtudo, nem um só cabello de sua cabeça, se perdeu!

Chefiados por um padre, uma multidão de homens, apedrejaram a casa de culto dos crentes, no momento em que estes se achavam reunidos, louvando ao Senhor!  
Os inimigos jogaram montões de tijolos, paus, que tiraram da cerca do quintal da egreja e garrafas quebradas, porém, nada disso attingiu os crentes, que tinham sua espada desembainhada!

E assim, nenhum dos remidos do Senhor, sahiu ferido! Deus guardou o nosso irmão André, de forma, que, firme, continuou, na tribuna dirigindo a palavra santa do Senhor, sendo que também, não foi atingido por nada! Alguns, que não eram crentes, sahiram feridos.

O irmão André permanecia na tribuna, mas por causa da fúria dos inimigos, os crentes o esconderam debaixo de uma mesa, num quarto atras do salão de culto, até que chegaram as autoridades, retirando-o dali.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, junho de 2001
Divulgação: Subsídios ebd

Post Bottom Ad