A experiência pentecostal do Gunnar Vingren - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

A experiência pentecostal do Gunnar Vingren

Neste artigo conheceremos sobre a experiência pentecostal de um dos dois fundadores da Assembleia de Deus no Brasil, Gunnar Vingren e o seu preparo para o brasil.

Adolf Gunnar Vingren nasceu em Ostra Husby, Ostergotland, Suécia, a 8 de agosto de 1879.
Era filho de pais batistas, que lhe ensinaram desde cedo a trilhar os caminhos do Senhor. Ainda muito pequeno, seus pais o levavam à Escola Dominical. Seu pai era dirigente da ED em sua igreja.
Aos 9 anos, sentiu a chamada de Deus pela primeira vez. Com essa idade, costumava reunir outras crianças de sua idade para orar. Porém, aos 12 anos, desviou-se da igreja. "Caí profundamente no pecado até os 17 anos, quando o Senhor outra vez me chamou", conta Vingren em seu diário.

Em 1896, foi ao culto de vigília de ano-novo com seu pai e entregou-se outra vez ao Senhor.
Em 1897, aos 18 anos, foi batizado nas aguas na Igreja Batista em Wraka, Smaland, Suécia. Nessa época, assumiu a direção da Escola Dominical de sua igreja, substituindo seu pai.

Porém, em 14 de julho daquele ano, um artigo de uma revista, que falava sobre os sofrimentos de tribos nativas no exterior, o levou às lagrimas e a uma decisão que mudaria o rumo de sua vida.
"Subi para o meu quarto e ali prometi a Deus pertencer-lhe e pôr-me à sua disposição, para honra e glória de seu nome. Orei também insistentemente para que Ele me ajudasse a cumprir esta promessa", relata Vingren.
Em outubro de 1898, deixou a direção da Escola Dominical e foi participar de uma Escola Bíblica em Gõtabro, Nârke. "Nunca mais na minha vida recebi uma instrução bíblica tão profunda como aquela.
Pastor Kihlstedt nos quebrantava completamente com a Palavra de Deus. Ele nos tirava tudo, tudo, até que ficássemos inteiramente aniquilados como pó diante dos pés do Senhor.

Depois, vinha o irmão Emílio Gustavsson com o óleo de Gileade e sarava as feridas da alma, alimentando nossos corações famintos com o melhor trigo dos celeiros de Deus. Oh, que tempo aquele! Fez-me bem pelo resto de toda a minha vida", registrou o pioneiro.
Aquela Escola Bíblica durou um mês e fazia parte de uma Federação Evangélica que tinha o objetivo de ganhar almas para Cristo. Depois dela, Vingren foi enviado com evangelista Soderlund à província de Skane, seu primeiro campo de trabalho.
Em seguida, evangelizou nas províncias de Vastergõtland e Tidaholm, onde adoeceu de papeira e foi curado instantaneamente após a oração de um grupo de irmãos.
De lá, evangelizou em Rõnneholm e retornou a Skane. Após o serviço militar, foi atraído pela "febre dos Estados Unidos".
Em 30 de outubro de 1903, embarcou na cidade de Gotemburgo num vapor que o levou à cidade de Hull, na Inglaterra.
De lá foi de trem para Liverpool, onde pegou outro vapor, com destino a Boston, Massachusets, EUA.
Chegando lá, tomou um trem até Kansas City, onde morava seu tio Cari.
Após uma semana, começou a trabalhar como foguista em Greenhouse até o verão.

Foi porteiro de uma grande casa comercial na região e jardineiro, profissão que aprendera com seu pai.
Em fevereiro de 1904, conseguiu um emprego no Jardim Botânico de Saint Louis. Aos domingos, Vingren assistia os cultos em uma igreja sueca estabelecida naquela cidade.
Em setembro de 1904 iniciou um curso de quatro anos no Seminário Teológico Batista Sueco, em Chicago. Durante o tempo em que morou em Kansas, pertenceu à Igreja Batista sueca, onde foi exortado a voltar a estudar.
Durante o curso, foi convidado a pregar em vários igrejas. Pelo seminário, estagiou sete meses na Primeira Igreja Batista em Chicago, Michigan. Depois, estagiou nas Igrejas Batistas em Sycamore, Illinois; Blue Island, também em Illinois; e, por fim, em Mountain, Michigan. Concluiu seus estudos e foi diplomado em maio de 1.909.
Nesse período, entregou uma, solicitação para ser enviado como missionário. Enquanto a resposta não chegava, foi convidado para assumir o pastorado da Igreja Batista em Menomínee, Michigan. Em junho daquele ano, assumiu a direção da igreja.

Nesse período, participou da Convenção Geral das Igrejas Batistas dos Estados Unidos, onde foi decidido que seria enviado missionário para Assam, na índia, juntamente com sua noiva.
A Convenção Batista do Norte o sustentaria. No início, Vingren convenceu-se de que esta era a vontade de Deus, mas, durante a Convenção, Deus mostrou-lhe o contrário.
Voltando à sua igreja, enfrentou uma grande luta por causa de sua decisão. Finalmente, resolveu não aceitar a designação e comunicou sua decisão à Convenção por escrito. Por esse motivo, a moça com quem se enamorara rompeu o noivado. Ao receber a carta dela rompendo o noivado, respondeu: "Seja feita a vontade do Senhor!". Por esse tempo, despontava um grande avivamento  nos Estados   Unidos, que culminou no atual Movimento Pentecostal.

Nessa época, uma irmã que tinha o dom de interpretar línguas foi usada por Deus para dizer-lhe que seria enviado ao campo missionário, mas somente depois de "revestido de poder".
No verão de 1909, Deus encheu o coração de Vingren com o desejo de receber o batismo no Espírito Santo.
Em novembro daquele ano, ele pediu permissão à sua igreja para visitar a primeira Igreja Batista Sueca, em Chicago, onde se realizava uma série de conferências.

O seu objetivo era buscar o batismo no Espírito Santo. Após cinco dias de busca incessante, foi revestido de poder, falando em outras línguas como os discípulos no Dia de Pentecostes. Foi nessa conferência que conheceu Daniel Berg, que se tornaria mais à frente seu grande amigo.
Ao voltar à sua igreja em Menominee, começou a pregar a verdade de que "Jesus batiza no Espírito Santo e com fogo".
Em fevereiro de 1910, Vingren foi intimado a se afastar da igreja, que ficou dividida: metade cria na mensagem pentecostal e a outra a rejeitava. Os que rejeitaram obrigaram-no a deixar o pastorado.

No entanto, Vingren recebeu o apoio da Igreja Batista em South Bend, Indiana.
Todos ali o receberam e creram na verdade. Na primeira semana, Jesus batizou dez pessoas no Espírito Santo. Naquele verão, quase 20 pessoas receberam os batismo no Espírito. Assim, Deus transformou a igreja Batista de South Bend em uma igreja pentecostal.
Vingren pastoreou-a até 12 de outubro de 1910, quando começou a preparar-se para a viagem ao Brasil.
Foi em South Bend que Vingren reencontrou Berg e o Espírito Santo revelou ao irmão Olof Uldin, que os havia conhecido recentemente, vários acontecimentos futuros a respeito dos dois.
Entre outras coisas, Deus lhe dissera que eles deveriam ir para um lugar chamado Pará; que o povo desse lugar era de um nível social muito simples; que Gunnar deveria lhes ensinar os rudimentos da doutrina bíblica; que Berg e ele comeriam comidas simples, mas não lhes faltaria nada; e que Vingren casaria com uma moça chamada Stradberg (Frida, que conheceria anos depois, tinha o sobrenome Stradberg).

Ao ouvirem pela primeira vez o nome do lugar para onde Deus os chamara, não sabendo onde era, foram até a biblioteca pública da cidade, onde descobriram que o Pará ficava no Norte do Brasil.
Depois de orarem, Berg e Vingren aceitaram o destino. Deus proveu milagrosamente a quantia certa para a viagem. Partiram em uma navio que saía de Nova Iorque. Durante a viagem, ganharam um tripulante para Cristo. Quatorze dias após saírem de Nova Iorque, chegaram ao Pará. Era o dia 19 de novembro de 1910.

Fonte: Jornal Mensageiro da Paz, ano 79,número 1.493. Outubro de 2009
Divulgação: Subsídios ebd

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad