Lição 12- Isaque, o Sorriso de Uma Promessa - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 12- Isaque, o Sorriso de Uma Promessa

Obs. Subsídios “alternativos” para a lição bíblica de adulto. Trimestre: 4° de 2015, revista de adultos - Por EV. Jair Alves.
Leia mais em "E-book: Subsídios ebd". Clique aqui
I. SUBSÍDIO: ISAQUE, O SORRISO TÃO ESPERADO

O nascimento de Isaque trouxe júbilo e riso (compare 21:6 com 17:17 e 18:12), pois o próprio nome "Isaque" significa "riso". Contudo, logo houve conflito, já que Ismael perseguia constantemente seu irmão mais jovem.

A) O nome de Isaque
O nome dado por Deus antes do nascimento da criança (Gn 17.19) significa “ele ri”, '‘aquele que ri”, ou simplesmente “riso”. Veja referências a riso em Génesis 17.17; 18.12-15; 21.6.

Isaque nasceu (provavelmente em Gerar) de Abraão e Sara quando estes tinham a idade de 100 e 90 anos, respectivamente.
Ele foi o primeiro a ser circuncidado no período normal, quando tinha oito anos de idade (Gn 21.4), em reconhecimento à promessa da aliança (Gn 17.2-17).

A presença de Agar e de seu filho Ismael foi um fator perturbador na família da aliança, e por ordem divina eles foram mandados embora.

Se os eventos são narrados em ordem cronológica, Ismael teria nessa época cerca de 16 ou 17 anos; ele é retratado na história como um jovem imaturo que sofreu de exaustão antes de sua mãe (Gn 21.15,18). Mas já tinha idade suficiente para ser um zombador (v.9)!

1. O conflito de Ismael com Isaque
Vemos aqui (Gn 21.1 -21) conflito entre os dois filhos, Ismael (que de acordo com Gn 16:16 estava no fim da adolescência) e Isaque (desamamentado, com cerca de 3 anos).

2. Lições do conflito
Há algumas lições valiosas aqui:

A) A carne versus o Espírito
Ismael era filho da carne (v. 16), e Isaque era filho da promessa, nascido de forma milagrosa. Ismael nasceu da carne e era filho de uma escrava. Isaque "nasceu do Espírito" e era filho de uma mulher livre. A presença de Isaque na casa não se devia à força de Abraão (pois o corpo de Abraão já estava amortecido, Rm 4:19-20), mas à promessa e ao poder de Deus.

Sempre há conflito entre a carne e o Espírito, a antiga natureza e a nova natureza (Gl 5:16-24). Os cristãos que alimentam a antiga natureza (Rm 13:14) sempre têm conflito e problemas.

B) A antiga aliança versus a nova aliança
Gálatas 4:21-31 explica que os eventos com Ismael e Isaque são uma
alegoria que simboliza a antiga aliança de Deus com Israel e sua nova aliança com a igreja.

Podemos resumir de forma breve as principais ideias da seguinte maneira:
Agar simboliza a antiga aliança da lei, identificada com a Jerusalém terrena da época de Paulo.
Sara simboliza a nova aliança da graça, identificada com a Jerusalém celestial.


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad