Desígnio curricular - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Desígnio curricular

Na busca contínua de experiências de aprendizagem eficazes para alunos, examinaremos a seguir o currículo. No original em latim, currículo significava, entre outras coisas, uma pista de corridas ou caminho prescrito.

Transliterada, a palavra retém diversidade considerável: os educadores a usam para:
(1) um programa académico prescrito, como na definição de “currículo central” dos estudos colegiais;
(2) um conjunto de documentos que esboçam um assunto de área específica, como currículo das disciplinas de matemática ou de idioma da escola; ou
(3) os materiais específicos impressos, que são usados em sala de aula. Cada instituição e agência educacional lida com todos os três aspectos, mas os dois últimos são do mais direto interesse do professor na sala de aula.
ESTIMATIVA
A motivação primária para melhorar o currículo bíblico é aumentar seu impacto nos alunos. Embora o conteúdo declarativo das Escrituras seja invariável, as necessidades específicas dos alunos não são.
Se o currículo é projetado para ajudar os alunos a aprender e aplicar princípios pelos quais o Espírito de Deus dirige suas vidas para a retidão e a verdade, tem de satisfazer padrões críticos de atratividade, relevância e clareza, além da precisão da apresentação.
Estimar as necessidades de alunos específicos e escolher materiais que aperfeiçoem suas oportunidades de aprendizagem, desafia a habilidade profissional de todo professor.

DESENVOLVER UM PLANO CURRICULAR
Desenvolver um plano curricular forte acarreta organização. Em sua base racional para projetar experiências de aprendizagem eficazes para alunos,Tyler sugeriu quatro perguntas a serem feitas pelos educadores durante o processo:
1. Que propósitos educacionais o programa deve procurar atingir?
2. Que experiências educacionais podem ser providenciadas para que esses propósitos sejam atingidos?
3. De que maneira essas experiências educacionais podem ser inerentemente organizadas?
4. Como podemos determinar se esses propósitos estão sendo cumpridos?

Três fontes primárias devem determinar o conteúdo: a sociedade, a matéria e o aluno.

Conclusão
O currículo é necessariamente algo pertinente a determinado lugar, e os materiais escolhidos para uso devem ser encaixados num esquema para cumprir as metas e objetivos dessa escola ou igreja.

MANUAL DE ENSINO PARA O EDUCADOR CRISTÃO KENNETH O.GANGEL E HOWARD G

Blog: Subsídios ebd
A ferramenta de Pesquisas e Estudos dos Professores e Alunos da Palavra de Deus" (sub-ebd.blogspot.com.br). 
ATENÇÃO! Todos os artigos aqui postados podem ser reproduzidos, desde que a fonte seja citada com link para o site (sub-ebd.blogspot.com.br).

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad