Lição 4- A queda da Raça Humana - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Lição 4- A queda da Raça Humana

Obs. Subsídios “alternativos” para a lição bíblica de adulto, N° 4.
Trimestre: 4° de 2015, revista de adultos - Por EV. Jair Alves
A TENTAÇÃO NO PARAÍSO
Adão foi advertido de que morreria se transgredisse a vontade de  Deus e comesse da árvore da ciência do bem e do mal (Gn 2. 17). Este risco de morte tinha de ser aceito por fé, tendo por base aquilo que Deus dissera, posto que Adão ainda não tinha presenciado  a morte humana.


LEIA MAIS EM:
2) O mandamento de Deus (vv. 16,17) a Adão foi um teste moral. Esse mandamento significou para Adão uma escolha consciente e deliberada de crer e obedecer, ou de descrer  e desobedecer à vontade do seu Criador.
3) Enquanto Adão cresse na palavra de Deus e a obedecesse, viveria para sempre e em maravilhosa comunhão com Deus. Se pecasse e desobedecesse, colheria a ruína moral e a ceifa da morte (v. 17).

A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta.

Satanás, porque sabia disso, procurou destruir  a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério no que dissera ao casal (2.16,17).
Noutras palavras, a  primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e apostasia.

Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na  Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento  e da morte. A mentira mais persistente de Satanás é que  o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna.

Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau.
1) Os seres humanos, na sua tentativa de serem como Deus , abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos deuses.
O ser humano procura,  hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau.

2) As Escrituras declaram que todos que procuram ser deuses desaparecerão da terra e de debaixo deste céu (Jr 10.10,11). Este será também o destino do anticristo, do qual está escrito: querendo parecer Deus (2 Ts 2.4).

O JUÍZO DE DEUS
Adão perdera a perfeita comunhão que tinha com Deus. Agora foi posto fora do jardim e iniciou uma vida dependente de Deus, em meio ao sofrimento (Gn 2.24).

O castigo imposto sobre o homem e a mulher (Gn. 16-19), bem como o efeito do pecado sobre a natureza, tinham o propósito de relembrar  à humanidade as consequências terríveis do pecado e de levar cada um a depender de Deus, com fé e obediência.

O desígnio de Deus é que a raça humana seja redimida do seu presente estado  de pecado e perdição.

1) A tentativa de Eva de ficar livre de Deus e de agir independente do seu marido, seria frustrada, surgindo em seu lugar um forte desejo pelo seu marido.
A profunda atração  que ela sentiria por Adão, e o governo dele sobre ela, trariam aflições e sofrimentos, juntamente com alegria e bênçãos (1 Co 11.7-9; Ef 5.22-25; 1 Tm 2.11-14).

2) Por causa da maldição que  Deus pronunciou sobre a natureza, Adão e Eva enfrentariam adversidades físicas, pesado labor, lutas e, finalmente, a morte para si e para todos os seus descendentes.

Satanás, devido à queda de Adão e Eva, passou a ter poder sobre o mundo, pois o NT, referindo-se a ele, Satanás, chama-o de príncipe deste mundo (Jo 14.30; 2 Co 4.4; 1Jo 5.19).
Contudo, Deus amou a raça humana de tal maneira que decidiu derrotar Satanás. Deus faz isso, reconciliando o homem e o mundo com Ele, mediante a morte do seu Filho ( 2 Co  5.18,19; Rm 5.10; Cl 1.20; Jo 3.16; Ap 21.1-6).




Seja Nosso Parceiro (a)
Ajude-nos a continuarmos postando de GRAÇA lições, subsídios da Escola Dominical e Estudos Bíblicos para o Povo de Deus. Clique AQUI e saiba como.
Subsídios ebd o blog do professor e do aluno EBD



Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad