27/09/2015
TEXTO DO DIA
“Pois também eu te digo
que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do
inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16.18)
SÍNTESE
AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Mt 16.18 - A
revelação da Igreja
TERÇA - At 21-47 - A
inauguração da Igreja
QUARTA -1 Co 14.12 - Os
dons e a edificação da Igreja
QUINTA - Ef 5.32 - O
mistério de Cristo e a Igreja
SEXTA – 1Tm 3.15 A
igreja, a Casa de Deus
SÁBADO - Ap 111 As sete
igrejas do Apocalipse
OBJETIVOS
• DESCREVER a respeito do perfil da igreja neotesta- mentária.
• DISCUTIR acerca da igreja do século XXI.
• ELENCAR os principais desafios da igreja do século XXI.
INTERAÇÃO
Professor,
pela graça do Senhor Jesus Cristo, chegamos ao final de mais um trimestre.
Estudamos a respeito dos desafios da igreja no século XXI. Sabemos que as lutas
são muitas, assim como as investidas do maligno. Porém a Igreja de Cristo segue
vitoriosa em direção ao alvo que Deus lhe designou. Satanás, por mais que
tente, jamais conseguirá prevalecer sobre a igreja do Senhor [...] ‘Sobre esta
pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra
ela’ (Mt 16.18). Nesta última lição enfocaremos o perfil da igreja do primeiro
século e a do século atual.
TEXTO BÍBLICO
Atos 15.1-6,28,29
1 Então, alguns que tinham descido da Judeia ensinavam assim
os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis
salvar-vos.
2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e
contenda contra eles, resolveu-se que Paulo, Barnabé e alguns dentre eles
subissem a Jerusalém aos apóstolos e aos anciãos sobre aquela questão.
3 E eles, sendo acompanhados pela igreja, passaram peLa
Fenicia e por Samaria, contando a conversão dos gentios, e davam grande alegria
a todos os irmãos.
4 Quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e
pelos apóstolos
e anciãos e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha
feito com eles.
5 Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se
levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem
a lei de Moisés.
6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para
considerar este assunto.
28 Na verdade, pareceu bem ao Espirito Santo e a nós não vos
impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos idolos, e
do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação; destas coisas fareis bem se
vos guardardes. Bem vos vá.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje,
refletiremos de forma breve acerca dos perfis da igreja do primeiro século e a
do século atual. Esse exercício se faz necessário visto que estamos vivendo em
um novo tempo. Enquanto a modernidade desmotivava 0 estudo teológico, fala-se
agora da necessidade de uma teologia pública, ou seja, a mensagem cristã
adequada em termos de Linguagem, forma e conteúdo às necessidades das pessoas
do mundo atual. Se ela fechar-se em si, poderá tornar-se sectária, obsoleta e
incomunicável às pessoas que dela mais precisam. Não obstante, abrir-se em
demasia pode levar a comunidade de fé ao perigo de descaracterizar-se diante
das absorções indiscriminadas de modelos que não servem para a sua vivência.
I - O PERFIL
DA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA
1. Comunitária.
Era simplesmente
impossível ignorar a Igreja do primeiro século. Empenhada no cumprimento da
missão que lhe confiou o Senhor, os bens materiais não eram, nem de longe, o
que ela mais valorizava. Dai o porquê da facilidade em partilhar (At 2.44,45).
A doutrina era única, assim como todas as coisas lhes eram comuns (At 2.42-47).
Até o sofrimento era encarado de forma muito diferente dos dias de hoje. Em vez
de revolta, este gerava orgulho e honra, pois isso os identificava com Cristo
(At 5.41; 1 Pe 3.14; 5-9).
2. Carismática.
A Igreja dava Liberdade
ao Espirito Santo e seus membros eram revestidos de poder (At 2.4). Os crentes
perseveravam nas orações e eram tementes ao Senhor o que fez com que o povo de
Deus experimentasse sinais e prodígios por intermédio dos apóstoLos (At
2.42,43).
3. Dirigida pelo Espírito por meio de homens de Deus.
A sintonia com o
Espírito Santo era tão fina que, quando da infrutífera discussão acerca da
necessidade de circuncidar os gentios, a decisão final não foi um arrazoado
puramente humano; antes, partiu do Espírito para os líderes e desses para a
igreja (At 15.28,29).
Pense!
É possível
identificar na igreja dos dias atuais, as mesmas características da Igreja do
primeiro século?
Ponto Importante
A igreja de
hoje precisa ser comunitária, carismática e dirigida pelo Espírito Santo.
II - A IGREJA
DO SÉCULO 21
1. A Igreja em meio ao ativismo.
Até por uma questão de
organização social, é praticamente impossível que, no tempo presente,
consigamos reproduzir o “estar juntos” todos os dias à semelhança da Igreja do
primeiro século (At 2.42). Entretanto, com as redes sociais e a televisão, a
Igreja do século 21 tornou-se ainda menos comunitária. As reuniões semanais não
são bem frequentadas como deveriam ser, enquanto o domingo à noite é bastante
concorrido.
Ocorre, porém, que, ao
terminar o culto, devido às obrigações que já se iniciam na segunda-feira e a
dificuldade com o transporte coletivo, os irmãos não têm condições de passar um
período juntos. Essa desagregação, para dizer o óbvio, traz danos à saúde da
igreja local.
2. A multiplicidade de denominações.
O crescimento das
denominações é algo que impressiona os sociólogos. As últimas pesquisas apontam
para um número muito grande de trânsito ou mobilidade religiosa. As pessoas
“trocam" de igreja como de roupa, não tendo nenhum compromisso com as
raízes denominacionais (Hb 10.25). Esse fenômeno também foi identificado pelo
censo IBGE de 2010 que apontou a existência do grupo (ou classificação), chamado
de “múltiplo pertencimento".
3. A descaracterização da mensagem bíblica.
Infelizmente, a mensagem
da Palavra de Deus tem sido distorcida para fundamentar as mais estranhas
visões acerca de Deus, de Jesus Cristo, do Espírito Santo e do Evangelho. Há
muitos anos, o pastor Antonio Gilberto escreveu que a Bíblia sofre, por falta
de conhecimento, muito mais na boca dos que a pregam do que na dos críticos e
ateus.
Pense!
O que mais
prejudica a vivência comuntária na igreja do século 21?
Ponto
Importante
Se as redes
sociais fossem utilizadas de forma inteligente, não afastaria a igreja, antes a
aproximaria ainda mais entre si, e com a sociedade toda.
III -
DESAFIOS DA IGREJA DO SÉCULO 21
1. Manter a essência.
Embora não seja possível
após vinte séculos reproduzir fielmente a Igreja do Novo Testamento, é
obrigatório manter a essência do Corpo de Cristo (Rm 12.5; 1 Co 12.12,27). É
impossível estarmos ligados à cabeça, que é Cristo, e agirmos de modo diferente
do que Ele preceitua e exige (Ef 4.12-16; Cl 2.16-19).
2. Fortalecer o seu programa de educação cristã.
Uma das ordens do Senhor
Jesus Cristo foi que pregássemos e ensinássemos (Mt 28.19,20; Mc
16,15-20). Essa prática
caracterizou a Igreja do primeiro século e foi assim que ela cresceu (At 5.42;
6.7; 15.32-36). Invariavelmente, verificamos que a Igreja prega, ou seja,
realiza cinqüenta por cento de sua missão, Não obstante, os outros cinqüenta
porcento, que dizem respeito ao ensino e são muito mais difíceis de cumprir,
acabam sendo esquecidos.
A educação cristã é um
processo contínuo e ininterrupto que não pode ser realizado de qualquer maneira
(Rm 12.7; 15.4; 1 Tm 4.13; 2 Tm 2.1,2; 3,10-17). Isso sob pena de não estarmos
de fato obedecendo integralmente ao “ide”do Meigo Nazareno Uo 15.1-27). Diante
desse contexto e por reconhecermos que estamos em outro tempo, uma Escola
Dominical de qualidade faz toda a diferença.
3. Não abdicar a sua identidade bíblica.
Mesmo cientes do
crescimento das denominações, a Igreja não pode, em hipótese alguma, negociar a
sua identidade. Algumas, por quererem se tornar muito palatáveis, acabarão
apostatando da genuína fé em Cristo (2 Tm 4.1-4), “Versões alternativas” do
Evangelho são oferecidas como se fosse possível negociar com a Palavra de Deus
(Gl 1.8). Tudo voltado à conquista, simpatia e a adesão das pessoas, sem que
estas tenham um compromisso com o Senhor da Igreja.
Pense!
Como viver o
Evangelho em meio à multiplicidade denominacional?
O
Ponto Importante
Se por um lado
não se pode reproduzir o passado, por outro, a completa perda de identificação
da igreja de hoje com a do primeiro século, pode ser indício de algo muito
grave.
SUBSÍDIO
“A Igreja e a
consciência do seu papel profético
Aqui está, a
nosso ver, uma das mais importantes saídas para a igreja, tanto no sentido de
se autopreservar da mundanização; quanto no sentido de atuar em meio á
sociedade onde está inserida: ter consciência de seu papel profético,
denunciando toda a sorte de injustiças e impiedades, que contrariam
frontalmente a expressa vontade de Deus exarada nas páginas Sagradas.
Como conforto
para os cristãos que se dispuserem a isso, ficam as palavras dirigidas pelo
Senhor ao profeta do exílio, Ezequiel, encarregado de levar a mensagem a um
povo apóstata e cativo (portanto, no plano espiritual, não muito diferente da
geração atual): 'Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e
lhes falarás, e lhes dirás: Assim diz o Senhor JEOVÁ, quer ouçam, quer deixem
de ouvir' (Ez 3,11).
Semelhantemente,
a igreja atual deve ser a voz profética desta geração, ‘quer ela ouça, quer deixe
de ouvir'. Sua missão é cumprir as ordenanças de seu Senhor e jamais se calar.
A salvação ou a aplicação do juízo é prerrogativa de Deus’ (AYRES, Antônio
Tadeu. Reflexos da Globalização Sobre a Igreja: Até que ponto as últimas
tendências mundiais afetam o Corpo de Cristo? led. Rio de Janeiro: CPAD,
2001.68).
Caro professor, a educação está
sempre sendo moldada por uma determinada teoria ou concepção de mundo, homem,
natureza e realidade. E estas são fruto da produção de determinado grupo que,
estando na liderança, impõe sua ideologia sobre outros. Isso é verdade tanto
para quem quer reproduzir o status quo, quanto para quem quer transformar a
realidade. Assim, conforme disserta Saviani, a ‘apropriação de conceitos e
teorias é feita a partir dos interesses, da visão de mundo e da posição que os
indivíduos ocupam no quadro'.
Portanto,
antes de se pensar em método, forma ou conteúdo, é preciso entender que até
mesmo o ‘próprio aspecto físico das salas de aula se modifica à medida que a
concepção de educação se altera e vice-versa1. Essa é a ordem: antes de se
pensar em qualquer alteração estrutural ou organizacional, é necessário ir às
raízes e aquilatar as concepções exigidas pela nova proposta teórica"
(CARVALHO,
César Moisés. Uma Pedagogia para a Educação Cristã. Noções básicas da Ciência
da Educação a pessoas não especializadas. í.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
pp.89-90).
CONCLUSÃO
O Evangelho é tão
atemporal que, se pudermos comunicá-lo sem deturpar-lhe 0 conteúdo, certamente
as pessoas deste século nos ouvirão. Entretanto, se insistirmos em uma prática
que nada tem com a do Senhor Jesus, com a desculpa de estarmos "fazendo a
obra de Deus", certamente fracassaremos, pois Ele nenhum compromisso terá
conosco (Mt 7.21-23).
HORA
DA REVISÃO
1. Cite três características da Igreja do primeiro século.
Comunitária,
carismática, dirigida pelo Espírito através de homens de Deus.
2. Cite três características da Igreja do século 21.
Ativismo, a
multiplicidade de denominações e a descaracterização da mensagem bíblica.
3. Quais são os desafios da Igreja do século 21?
Manter a essência,
fortalecer o seu programa de educação cristã e não negociar a sua identidade.
4. O que você acha que poderia ser feito para melhorar a
educação cristã em sua igreja local?
Resposta pessoal.
5. Segundo o texto de Mateus 721-23, o que muitos que dizem
estar “fazendo a obra de Deus” escutarão de Jesus?
“Nunca vos conheci;
apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mt 7.21).
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